Austin Healey 3000 1960 BT7
Created:07/12/2025
ID:6896979
Views:15
Favorites:0
Austin Healey 3000 1960
BT7
1960 / 1
50 000 km
MANUAL
2
Petrol
120 cv
2912 cm3
5
67 000 €
Seller Description
pAustin-Healey 3000 BT7 Mk I (1960) - Restaurado, Com Hardtop, Matrícula Francesa
pstrongO Austin-Healey 3000: O Big Healey Original de 6 Cilindros/strong O Austin-Healey 3000 Mk I foi o carro que solidificou a lenda do Big Healey. Lançado em 1959, manteve o design glorioso do seu antecessor, o 100-6, mas introduziu duas melhorias cruciais: um motor de seis cilindros aumentado para 2.912cc, com mais potência e binário, e travões de disco Girling à frente como standard. O resultado foi um carro com uma performance mais robusta e uma segurança acrescida, capaz de enfrentar as estradas do continente europeu. O modelo BT7, com a sua configuração 22, adicionava um toque de versatilidade a este icónico desportivo britânico.
pstrongA História de Dois Healeys/strong A minha paixão pelos Big Healeys levou-me a procurar o que considero ser a sua forma mais pura: o 3000 Mk I. Iniciei uma busca pela Europa pelo exemplar perfeito. O primeiro que encontrei foi este carro, com matrícula francesa, numa combinação de cores clássica e num estado de restauro fantástico. Apaixonei-me e comprei-o.
pNo entanto, a busca que já tinha iniciado deu frutos pouco depois, quando um segundo Healey de 1960, com matrícula espanhola, surgiu através de um contacto. Era outra oportunidade imperdível. O resultado foi um problema feliz de colecionador: dois Healeys de 1960, ambos excecionais. Manter os dois seria um exagero, mesmo para mim. Por isso, com alguma relutância, coloco ambos no mercado. Este exemplar francês é um carro soberbo, pronto a ser desfrutado, que me deu um gozo enorme só de o ter na garagem.
pstrongPontos Chave:/strong
ul
li
pstrongAno:/strong 1960
/li
li
pstrongModelo:/strong Austin-Healey 3000 Mk I (BT7) , 22 lugares.
/li
li
pstrongCondição:/strong Excelente estado geral, restaurado. Pintura bi-tom Branco/Dourado.
/li
li
pstrongMotor:/strong 2.9L (2912cc) 6 cilindros em linha.
/li
li
pstrongTravões:/strong Discos à frente (standard de fábrica) .
/li
li
pstrongExtras:/strong Jantes de raios cromadas, volante em madeira. strongHardtop de fábrica incluído no preço./strong
/li
li
pstrongDocumentação:/strong Francesa
/li
li
pViatura com matrícula Francesa e documentação em ordem.
/li
li
pO preço de venda strongnão inclui/strong o processo ou os custos de legalização em Portugal. (ISV cerca de 2000€) /li
/ul
pstrongPara Quem é Este Healey?/strong Ideal para o entusiasta que procura um Big Healey lindamente restaurado e pronto a desfrutar. Um carro perfeito para ralis de regularidade, passeios ou simplesmente como uma peça central de uma coleção.
pstrongDetalhes da Venda:/strong
ul
li
pstrongPreço:/strong €67.000
/li
li
pstrongLocalização:/strong Lourel, Sintra.
/li
li
pstrongMotivo da Venda:/strong Redução de uma coleção privada (duplicação de modelos) .
/li
/ul
p p1960 Austin-Healey 3000 BT7 Mk I - Restored, With Hardtop, French Registration
pstrongThe Austin-Healey 3000: The Original 6-Cylinder Big Healey/strong The Austin-Healey 3000 Mk I was the car that solidified the Big Healey legend. Launched in 1959, it kept the glorious design of its predecessor, the 100-6, but introduced two crucial improvements: a six-cylinder engine enlarged to 2912cc, with more power and torque, and Girling front disc brakes as a standard feature. The result was a car with more robust performance and increased safety, capable of taking on the continental roads of Europe. The BT7 model, with its 22 configuration, added a touch of versatility to this iconic British sports car.
pstrongThe Story of Two Healeys/strong My passion for Big Healeys led me to search for what I consider to be its purest form: the 3000 Mk I. I began a search across Europe for the perfect example. The first one I found was this car, with French registration, in a classic color combination and in fantastic restored condition. I fell in love and bought it.
pHowever, the search I had already set in motion bore fruit shortly after, when a second 1960 Healey, with Spanish registration, appeared through a contact. It was another unmissable opportunity. The result was a collectors happy problem: two 1960 Healeys, both exceptional. Keeping both would be an exaggeration, even for me. Therefore, with some reluctance, I am putting both on the market. This French example is a superb car, ready to be enjoyed, which has brought me great pleasure just by having it in the garage.
pstrongKey Points:/strong
ul
li
pstrongYear:/strong 1960
/li
li
pstrongModel:/strong Austin-Healey 3000 Mk I (BT7) , 22 seater.
/li
li
pstrongCondition:/strong Excellent general condition, restored. Two-tone White/Gold paintwork.
/li
li
pstrongEngine:/strong 2.9L (2912cc) inline 6-cylinder.
/li
li
pstrongBrakes:/strong Front disc brakes (factory standard) .
/li
li
pstrongExtras:/strong Chrome wire wheels, wood-rimmed steering wheel. strongFactory hardtop included in the price./strong
/li
li
pstrongDocumentation:/strong French documentation
/li
li
pVehicle has French registration with its documentation in order.
/li
li
pThe sale price strongdoes not include/strong the process or costs of legal importation into Portugal (ISV is around 2000€) /li
/ul
pstrongWho is this Healey for?/strong Ideal for the enthusiast looking for a beautifully restored and ready-to-enjoy Big Healey. A perfect car for regularity rallies, tours, or simply as a centerpiece in a collection.
pstrongSale Details:/strong
ul
li
pstrongPrice:/strong €67,000
/li
li
pstrongLocation:/strong Lourel, Sintra.
/li
li
pstrongReason for Sale:/strong Downsizing a private collection (duplication of models) .
/li
/ul